Buscar
  • dra. rita gonçalves

ALERGIAS E ASMA: O QUE OS PAIS PRECISAM SABER.

DICAS DA ACADEMIA AMERICANA DE PEDIATRIA.


* O tratamento de sua criança alérgica deve começar com o seu pediatra, que a encaminhará ao especialista (alergista pediátrico) para avaliações adicionais e tratamento específico quando indicado.

* As crises alérgicas podem facilmente ser confundidas com resfriados, pois podem apresentar dor de cabeça, coriza, fadiga, e outros sintomas que podem atrapalhar a vida escolar, os momentos de diversão e o tempo em família.

* Pergunte ao seu pediatra sobre as medicações mais usadas no tratamento. As mais comumente indicadas são:

Anti-histamínicos: administrados por via oral. Podem melhorar os sintomas de coriza, lacrimejamento e prurido ocular, espirros, assim como urticária e prurido cutâneo. Alguns podem causar sonolência.

Corticóides nasais: altamente eficazes para o controle dos sintomas alérgicos e vastamente usados para conter sintomas crônicos. Devem ser usados diariamente para efetividade máxima. São seguros para uso prolongado em crianças.

* Saber a que o seu filho é alérgico, é um passo importante na direção do tratamento correto. Testes alérgicos podem ser realizados para determinar se seu filho é alérgico a algum alérgeno ambiental. Sintomas alérgicos nasais podem ser causados por uma variedade de aeroalérgenos, que podem estar dentro de casa, como poeira doméstica, pets, ácaros, fumaça de cigarro, mofo, e também no ambiente fora de casa, como pólen.

* Outro passo importante no manejo dos sintomas alérgicos é evitar os alérgenos que são identificados como gatilho da crise.

* Se seu filho é alérgico à pragas domésticas, o ideal é realizar dedetização do ambiente e limpeza adequada na tentativa de reduzir o nível de alérgenos.

* Ácaros proliferam onde há umidade e alimento, como pele humana é abundante. São numerosos em camas, móveis estofados e tapetes. Colchões e travesseiros devem ser cobertos com capas a prova de alérgenos. A roupa de cama deve ser lavada semanalmente e cobertores a cada 2 semanas em água quente. A temperatura mínima para matar os ácaros é de aproximadamente 55ºC.

* Se seu filho é alérgico a alérgenos de fora da casa, pode ser interessante o uso de ar-condicionado. Outra dica é dar banho ao final do dia para remover possíveis alérgenos da superfície corporal, cabelos antes de dormir.

* Pergunte ao seu pediatra sobre imunoterapia, que pode ser usada para diminuição dos sintomas, pois promove dessensibilização ao agente, diminuindo a necessidade de medicação a longo prazo.


FONTE: Allergies and asthma: what every parent needs to know, 2nd edition. By American Academy of Pediatrics

21 visualizações

CONTATO

21 98351-9208

Rua Cel Moreira César, 229 - sala 303

Icaraí - Niterói/RJ

drarita@desenvolvimentoinfantil.com.br

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social