top of page
Buscar
  • Foto do escritordra. rita gonçalves

CRECHITE => O QUE É ISSO?



Muitas mães ficam preocupadas com a imunidade de seus filhos, pois após entrarem na creche, dia sim e outro também, estão com o nariz escorrendo, tossindo, e por aí vai. Já ouviram falar no termo crechite? Pois bem, em 2013, uma médica americana chamada Pamela Bailey publicou um artigo em que usa o termo daycaritis pra explicar que crianças saudáveis que frequentam creche estão sob maior risco de apresentar doenças comuns da infância, tais como, infecções de vias aéreas superiores, infecções gastrointestinais, otite média. Na verdade, ela associa essa alta freqüência de quadros infecciosos não à baixa imunidade das crianças, mas à exposição, isso mesmo: sempre tem algum coleguinha de nariz escorrendo, ou com dor de barriga. E usam os mesmos brinquedos, compartilham o mesmo ambiente durante pelo menos 4 horas diárias. Felizmente, trata-se de quadros benignos e autolimitados na grande maioria das vezes.


Não fique preocupada, achando que colocar o filho na creche é o fim do mundo! Ao procurar uma escola ou creche para seu filho menor de 2 anos, preste atenção em algumas questões simples, mas que podem diminuir um pouco a freqüência desses incômodos episódios:

  1. Quantidade de crianças por turma:

  2. Quantidade de profissionais x quantidade de crianças;

  3. Limpeza de brinquedos e materiais de uso comum;

  4. Prática de lavagem das mãos e uso de álcool gel pelos profissionais;

  5. Mantenha as vacinas de seu filho em dia: meningocócica, pneumocócica, gripe, rotavírus.

E acima de tudo, converse com seu pediatra sobre o assunto e faça o acompanhamento regular de seu filho com alguém em quem confie e tenha acesso para dividir suas angústias.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page