top of page
Buscar
  • Foto do escritordra. rita gonçalves

Desenvolvimento Infantil

PUERICULTURA

Você sabe o que é? Bem, puericultura é a área da pediatria que acompanha e orienta o desenvolvimento infantil. Aquelas consultas periódicas, ditas de rotina. É esse o momento em que nós pediatras, observamos, avaliamos, investigamos como seu filho está crescendo e se desenvolvendo. E isso não pode parar!


A criança, todos sabemos, não nasce pronta. Se estamos diante de um ser “em evolução”, esse olhar sobre como as coisas acontecem, não pode parar. Crescimento, desenvolvimento e comportamento andam lado a lado. Evoluindo de forma harmônica e simultânea. À medida que a criança cresce, ela precisa ganhar novas habilidades físicas e comportamentais. A vigilância desse processo é dinâmica. O CDC tem uma campanha que está sendo aqui no Brasil, divulgada pela sociedade de neurologia infantil, que se chama: “learn the signs, act early”=> “aprenda os sinais, aja precocemente”.


Mesmo em tempos de COVID-19, vamos parar e aproveitar esse tempo em “isolamento” para fazer PUERICULTURA! Isso mesmo, “a maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta” dá pistas preciosas sobre o seu desenvolvimento. A partir de hoje, vamos passear pelos marcos do desenvolvimento de cada idade. Prepare-se para aprender os sinais! E vamos agir rápido, pois A PUERICULTURA NÃO PODE PARAR.


Quem quiser mais detalhes sobre desenvolvimento e como avaliamos na puericultura, assista o vídeo abaixo:



62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page